quinta-feira, 6 de março de 2008

Obesidade e as doenças cardiovasculares

A obesidade é considerada pela Organização Mundial de Saúde como a epidemia do século XXI.

No Mundo inteiro há mais de 300 milhões as pessoas obesas.

Em 2015, mais de 2,3 mil milhões de pessoas terão excesso de peso e, destas, cerca de 700 milhões serão obesas – são dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no Congresso Luso Espanhol de Alimentação Nutrição e Dietética, que se realizou em 27 de Setembro de 2007, em Santa Maria da Feira.

Nos 27 Estados-membros da União Europeia (UE), existem cerca de 27 milhões de obesos – são dados da Associação de Doentes Obesos e Ex-obesos de Portugal (ADEXO), divulgados no 1º Encontro Interparlamentar Europeu Contra a Obesidade, que decorreu, em Bruxelas, no Parlamento Europeu, no dia 18 de Outubro de 2007.

Destes 27 milhões de obesos, estima-se que 11 milhões sejam super-obesos, ou seja, têm um índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 40.

A Fundação Portuguesa de Cardiologia considera o combate à obesidade como uma das prioridades do seu programa de acção a favor da população portuguesa.

Em Portugal, a obesidade é a causa de mais de 1.500 morte por ano.

A Associação de Doentes Obesos e Ex-Obesos de Portugal (ADEXO) estima que mais de metade da população portuguesa tenha problemas de excesso de peso. De acordo com a ADEXO, entre 15 a 17% dos portugueses são obesos e 3% da população entram na categoria de super-obesa.

A presença de obesidade aumenta em 3 a 4 vezes o risco de sofrer de graves problemas de saúde, como, angina de peito, enfarte do miocárdio, morte súbita, acidente vascular cerebral e de diabetes.


Em Portugal, cerca de 30% das crianças já são obesas e irão ser adultos obesos, o que coloca o País como o vice-campeão europeu da obesidade.

A verdade é que somos responsáveis pela primeira geração de crianças obesas com fortes possibilidades de morrer antes dos pais.

Estudos comprovam que, o excesso de peso dos pais é um grande factor de risco para os filhos.

Por isso, a luta contra a obesidade tem de ser feita no âmbito de uma abordagem a toda a família.

A estratégia a adoptar deverá residir numa mais adequada escolha da comida e na promoção de um maior grau de actividade física.

Os maus hábitos alimentares associados ao sedentarismo e à falta de actividade física são, para a OMS, os grandes responsáveis pelos números alarmantes de prevalência de obesos e pré-obesos a nível mundial.

Se sofre de obesidade, ou tem alguém em sua casa que sofra, deverá adoptar medidas de intervenção adequada, nomeadamente um programa de controlo de peso acompanhado de exercício físico, que lhe permitam reduzir o peso.

Estabeleça uma meta e foque-se nela! Persiga-a! Não desista!

Deste modo, diminuirá significativamente o risco de doença cardiovascular, aumentará a sua qualidade de vida e bem-estar.


Por si e pela sua família, mude de vida!



Cuide de si!

Comece já a perder peso.

Clique na imagem abaixo


Videos Relacionados:

Filme Fundação Portuguesa de Cardiologia


Programa ShapeWorks que já ajudou milhares de pessoas em todo mundo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sobre nós . . . . Treinadores de Bem Estar

Somos Treinadores de Bem-Estar, e este é o nosso espaço online onde deixamos alguma informação para que todos os que procuram bem estar possam encontrar aqui informação necessária e também aconselhamento, para isso basta clicar na imagem abaixo ou mandar nos um email.


Porquê, e qual o nosso papel na sociedade?

Porque a Vida e a Felicidade fazem um par muito desejado, não se esqueça que com uma alimentação saudável pode:

* controlar o seu peso;
* estimular as suas capacidades mentais;
* ajudar a manter a sua boa disposição;
* manter a visão, a pele, os cabelos e as unhas saudáveis;
* contribuir para reduzir o risco de doenças, nomeadamente a nível do sistema cardiovascular;
* contribuir para prolongar a sua felicidade por mais anos!

Seja a curto ou a longo prazo, todas as escolhas que faz ao longo do dia, sobre o que come, como prepara esses alimentos ou a quantidade que ingere, vão ser determinantes para o seu bem-estar.

E a realidade é que todos queremos sentir-nos bem!

Pretende o nosso aconselhamento, fale connosco


royal.clube@hotmail.com

ANSIOSO POR BEM-ESTAR

INICIE UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL E ACTIVO

Perder peso, emagrecer, obesidade, retenção de líquidos, diabetes, colesterol, exercício, actividade física, aumento de massa magra, nutrição, calorias, celulite, seja qual o tema...

... aconselhe-se junto dos nossos Treinadores Pessoais de Bem Estar.

royal.clube@hotmail.com