sábado, 24 de maio de 2008

Sal, hipertensão e doenças cerebrovasculares

Sal, hipertensão e doenças cerebrovasculares » Reduzir o consumo do sal previne hipertensão

Está comprovada a «íntima relação» entre a tensão arterial elevada e as doenças cerebrovasculares que, por sua vez, constituem uma das principais causas de morte no nosso País. Por exemplo, anualmente, morrem mais de 20 mil portugueses por acidente vascular cerebral (AVC). E o consumo excessivo de sal é um dos responsáveis pelo aparecimento da hipertensão.



Os especialistas, que diariamente lutam pela redução da mortalidade devido à trilogia doenças cerebrovasculares, hipertensão e consumo de sal, têm manifestado a sua preocupação relativamente a este assunto, fomentando iniciativas várias.

Autor de vários estudos, o Prof. Massano Cardoso, professor catedrático de Epidemiologia e Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, elaborou mais um inquérito, que resultou no estudo Hipertensão Arterial, Consumo de Sal e Alimentos Pré-confeccionados em Portugal.

«Neste momento, e na sequência da estratégia de prevenção a nível mundial, torna-se imperioso reduzir o consumo de sal dos 9 a 12 g/dia para 5 a 6 g/dia», diz Massano Cardoso, salientando que «muitos portugueses ultrapassam, e em muito, o consumo dos 12 g/dia de sal».

Ora, seria a redução do sal a grande responsável pela diminuição da pressão arterial de 7,2 a 11,2 mmHg para a tensão arterial sistólica de 3,8 a 6,4 mmHg para a tensão arterial diastólica nos hipertensos. Assim, tal redução seria também responsável pela diminuição da mortalidade.

«Em 2004 foi instituído, pela primeira vez, o Dia Nacional dos Acidentes Vasculares Cerebrais (31 de Março), com o objectivo de chamar a atenção para este flagelo médico-social. Mas ir directamente a uma das principais causas parece ser evidente. Assim, não obstante a importância e o significado do sal nas nossas vidas e na própria evolução das espécies, seria curial a implementação do Dia do Sal – Convite a uma utilização mais racional», opina o professor de Epidemiologia, reforçando:

«Falar do sal é falar da hipertensão. É falar dos acidentes vas­culares cerebrais. É falar do enfarte do miocárdio. É falar das principais causas de doença e de morte em Portugal. É falar da principal causa de invalidez.»

Infelizmente, o consumo abusivo de sal é bastante característico do povo português. Enfim, um hábito como tantos outros. Porém, muito prejudicial.

«É fundamental sensibilizar a população. Cada vez mais, há uma interiorização dos conhecimentos na área da Saúde e os portugueses parecem mais disponíveis para modificar os hábitos prejudiciais», assinala Massano Cardoso, prosseguindo:

«A par das medidas educacionais e informativas, são essenciais outras atitudes que se revistam de carácter político. São vitais iniciativas legislativas que limitem o teor de sal dos alimentos pré-confeccionados, já que uma pequena redução do teor deste produto, na ordem dos 10%, por exemplo, é susceptível de uma redução substancial da morbimortalidade.»

E conclui: «A obrigatoriedade do uso de rótulos, imposta pelo Governo, nos produtos alimentares, com indicação dos teores de sódio, certamente ajudaria os consumidores a optar pelos produtos mais saudáveis.»

População conhece relação entre a hipertensão, o consumo de sal e as doenças cerebrovasculares

Era objectivo do Prof. Massano Cardoso efectuar um estudo mais alargado, mas, nas suas palavras, «necessitava de um conjunto de apoios logísticos que não foram conseguidos, mas espero vir a tê-los no futuro».

As conclusões do estudo foram, pois, elaboradas numa amostra representativa da população portuguesa. Foram inquiridos 317 indivíduos, entre os 18 e os 64 anos, em função dos diferentes grupos etários, sexo, nível escolar, diferentes actividades profissionais, distribuídos por 27 concelhos e cobrindo todas as regiões do País.

Eis algumas conclusões:

– 19,9% dos portugueses não costumam medir a tensão arterial.

– 21,5% sofrem de hipertensão arterial.

– 76,5% dos hipertensos tomam medicamentos.

– 76,5% dos hipertensos que tomam medicamentos também fazem dieta com pouco sal, dos quais 78,8% foi por indicação médica.

– 66,2% dos portugueses consideram as suas dietas normais em sal e 25,9% mesmo pouco rica. Só 7,6% é que consideram a dieta muito rica.

– 76,7% sabem que os alimentos pré-confeccionados e muitos produtos que compram nos mercados têm teores elevados de sal; 23,4% não têm opinião ou desconhecem.

– A relação entre a tensão arterial elevada, o consumo do sal e as doenças cardiovasculares está perfeitamente identificada na nossa população, já que 94% têm esses conhecimentos.

– Relativamente à opção de alimentos com teores menos elevados de sal por parte dos portugueses, verificou-se que 78,5% faria essa opção contra 7,3%.

– A utilidade de rotulagem nos alimentos no que respeita à indicação dos teores de sal é bem-vista, já que 91,2% apoiaria esta ideia.

Existem muitas medidas a tomar para ajudar a controlar a pressão arterial. Comer de forma saudável diariamente é um excelente começo para uma vida saudável.
Como prevenir o aumento da pressão arterial?

Existem muitas medidas a tomar para ajudar a controlar a pressão arterial. Comer de forma saudável diariamente é um excelente começo para uma vida saudável

Escolha diariamente os seguintes alimentos:

* Muitos frutos e vegetais
* Leite, iogurte e queijo magros
* Cereais integrais e outros alimentos com fibra
* Carnes magras e alternativas preparadas com pouca ou sem gordura
* Incluir pequenas quantidades de gorduras insaturadas

Comer estes alimentos várias vezes na semana:

* Ervilhas, feijão, lentilhas
* Avelãs, carne magra e aves
* Pelo menos duas refeições de peixe gordo todas as semanas

Escolher alimentos pobres em:

* Gordura saturada e transformada
* Açúcar
* Sal e sódio

para além de:
  • comer alimentos frescos com frequência
  • Ler as tabelas de nutrição antes de seleccionar os alimentos processados como:
    • sopas, massas, vegetais, carnes e peixe enlatados
    • queijos processados e carnes
    • alimentos pré-cozinhados ou congelados
  • Utilizar apenas pequenas quantidades de condimentos tais como: ketchup, mostarda, molho de soja e maionese para saladas
  • Reduzir a quantidade de sal de mesa e de sal grosso
  • Confeccionar os alimentos com sumo de limão, vinagre, ervas aromáticas e especiarias
  • Reduzir a ingestão de pickles
  • Escolher bolachas e biscoitos com pouco sal
  • Ingerir com menos frequência alimentos fast food
  • Ler sempre os componentes de forma a escolher os alimentos com menos sal
Tome Nota

15 comentários:

  1. Viver de forma saudável

    Já Henry Beecher dizia:

    "O corpo é como um piano e a felicidade é como a música.
    É necessário manter o instrumento em bom estado"

    Será o essencial??


    (Obrigada pela amizade,pelo estimulo contínuo,pela motivação...)
    Até sempre

    Bacci a tutti (um bem especial para a Inês)

    ResponderEliminar
  2. Bom dia nosso querido e adorado blog :) E um BOM DIA especial para o(a) leitor(a) "de cima", ao qual desde já agradeço o especial beijinhu italiano, que, mesmo nao sendo para mim, será para uma homónima minha :)

    Até que enfim um texto sobre o sal...é uma das coisas que me tenho esforçado por combater, juntamente com a carne vermelha. Juntas então são, no meu humilde entender, uma forma de exterminaçao lenta da raça humana, ou pelo menos da forma humana como a conhecemos hoje. E no fundo isso já está a acontecer. Ainda outro dia fiquei chocada quando, ao ler o jornal, aparecia a notícia de um jornalista que falecera aos 42 anos, vítima de ataque cardíaco.
    Já começamos a encarar isto como normal? Eu recuso-me a ver nisto uma banalidade...somos nós todos que estamos em causa. Não queiram morrer aos 40 anos. Queiram desfrutar da vossa vida...ao máximo. A medicina andou a evoluir, aumentando a nossa esperança de vida e, por outro lado, anda a Indústria do Mau-Estar, formada por muitos de nós, a trabalhar para regrdir de novo a esperança média de vida. Eu tenho uma avó com 82 anos :) ela já tem bisnetos e desenganem-se aqueles que pensam que ela está num lar e que mal sai da cama.
    Prometi que ia escrever menos, mas nao consigo acabar o comentário sem dizer que a minha avó mora numa casa enorme, a qual ela cuida e arranja, lava e passa a propria roupa, já fez pao todas as semanas, faz a sua comida e ainda cuida de um quintal. Para além de ir à missa bem cedo, a pé.
    Ela é independente porque tem saúde para o ser :) e adora sê-lo...As rugas são evidentes, mas o seu andar engana muitas pessoas.
    A saúde é o melhor que podemos ter...queiram ser independentes e felizes.
    Depois falo da minha experiência com o sal.

    Beijinhus a todos

    ResponderEliminar
  3. ai meninos e meninas...enganei-me!! A minha avó nasceu em janeiro de 1925 portanto tem 83 anos e meio, vejam só!! :)
    Quando for velhinha quero ter a vida e força dela. É por isso que me ando a cuidar ;) eh eh eh
    Beijinhus...já passa da hora do meu batido de morango :)
    Amanhã "conversamos" um pouco mais.
    Sim, deveria ser uma conversa...nao me deixem fazer mais monologos. Conversem comigo ;)
    beijuuuu

    ResponderEliminar
  4. Não posso deixar de tentar responder à iluminada questão colocada pelo nosso anónimo. "Será o essencial?"
    Acho piamente que essencial é. Porque sem corpo, ou seja, sem um bom instrumento (piano) a música nao será perfeita (no sentido de bem feita).
    Todos queremos ser felizes portanto todos temos que atender ao nosso corpo, é com ele que andamos de um lado para o outro, é ele que nos traz e leva deste mundo, mas nao é apenas um meio de transporte. Ele condiciona tudo ao longo da vida. Condiciona a ideia que os outros têm de nos, da forma como nos ciudamos, do valor que damos àquilo que temos.
    Sem levar ao extremismo esta ideia, é necessário que nao esqueçamos que nao se defende aqui que o corpo é unicamente o que nos leva a ouvir uma boa musica (usando mais uma vez a metáfora de cima que identifica a música à felicidade). Apenas é essencial para a felicidade, mas há mais factores/constantes que a determinam. Portanto, nao nos devemos cansar de evoluir positivamente também a nível emocional/pessoal. Ler, aprender, amar, meditar, pensar, ouvir a natureza, viajar, jardinar, explorar a nossa mente.
    Tudo isto é tambem essencial...mas é condiconada pela saude e vitalidade que temos.

    Aproveitem a vida ao maximo...
    E agora sim vamos ao batido!

    ResponderEliminar
  5. ai enganei-me de novo :)
    Não sei porque mas cliquei em anonimo. Mas sou eu: Inês Clemente.
    Mais uma vez em monologo!
    beiju

    ResponderEliminar
  6. Também poderá haver baile sem música???

    ResponderEliminar
  7. não, não está fácil... bem estar implica felicidade, mas será que os dois juntos funcionam mesmo?, ou o primeiro exige tanto de nós que acabamos esquecendo o segundo?

    " I have a great diet. You're allowed to eat anything you want, but you must eat it with naked fat people "

    ResponderEliminar
  8. Mais uma semana que passou a correr, de um lado para o outro sempre sem parar e deixando vos por aqui "abandonadas" mas sabe que vou passando e responder e que mesmo que sem tempo por vezes se for necessário terei todo o prazer em e disponibilidade para ajudar basta para isso ligarem e por mail sempre chega uma resposta, por isto lamento e agradeço a vossa compreensão...

    LC

    ResponderEliminar
  9. Obrigado por todos os comentários, de facto vocês são fantásticas e vocês que lêem os nossos posts e os nossos comentários mas que não comentam também o são, já sabem sempre que quiserem este espaço é também vosso...
    Apesar de sem tempo queria vos falar de um episódio a que assisti na novela real que é a nossa vida, episódio esse que só vem confirmar ainda mais a minha opinião sobre este tema, todos sabemos que de facto estamos em crise, vivemos na crise mas a crise a que me refiro não é a crise dos preços do petróleo nem a crise financeira do pais da europa ou do mundo mas aquela que para mim é a crise mais grave de todas elas, a crise de mentalidade a crise que a nossa sociedade em geral atravessa, crise mental, temos raízes num povo com fé esperança com muita garra e muito lutadores mas neste momento somos um povo desanimado sem vontade de lutar, sem garra, sem determinação, hoje somos um povo que quer e não que deseja, apenas queremos as coisas todas as coisas do mundo talvez, mas é um querer apenas não um desejo que nos faz lutar por tal, queremos ter possuir sem ou com o menor esforço possível e se não conseguirmos a culpa não é de forma alguma nossa porque nós até tentámos, foi azar o destino o mau karma, menos culpa nossa. O quão desejamos algo? será que queremos mesmo aquilo a que nos propomos? será?
    Como treinador de bem estar o meu trabalho passa por ajudar pessoas a atingir as mais diversas metas a nível de bem estar, a grande maioria das pessoas são pessoas que não conheço pessoalmente, onde faço um acompanhamento e aconselhamento à distancia pelo telefone, falo com a pessoa procuro saber qual o seu objectivo e o motivo principal que a move a atingir este objectivo, elaboro o programa que deve seguir e depois explico todos os pormenores desse programa o como quando, quanto... Posto isto a base de meu trabalho está feito, contudo o meu trabalho ainda não terminou, semanalmente ou quinzenalmente ligo a todos e a cada um dos meus clientes para saber como está a correr o programa, duvidas, dificuldades e o melhor de tudo resultados, é algo que é super gratificante para mim quando alguém me diz com um sorriso na cara (apesar de não ver não tem como não sentir a alegria do outro lado da linha) "já perdi x kilos" ou "o meu colestrol já baixou para x" ou "sinto me com muito mais energia" isto é para mim a melhor recompensa que posso ter e por isto o faço. Agora obviamente e infelizmente não eu sozinho não consigo atingir o objectivo da pessoa, eu preciso da ajuda dela, ou melhor ela precisa de se ajudar a si própria, deixar que a ajudem e estar comprometida em atingir os objectivos e sempre que isto não acontece sou eu também interiormente que fracasso porque sei que aquela pessoa não chegou onde pretendia, não que possa fazer algo mais mas isso não faz com que deixe de ser para mim um fracasso e isto custa me imenso porque sei que essa pessoa se sente fracassada também ela como muitas outras em especial que pretende perder peso que sente uma enorme vontade em perder peso mas quando não o conseguem porque simplesmente desistem ficam abatidas deprimidas e frustradas. O meu conselho não desistam jamais porque só assim vão conseguir lá chegar demore o tempo que for, e eu estarei sempre aqui para ajudar apoiar e aconselhar. Quero vos dar um exemplo de uma conversa de supermercado que acabei por presenciar, um senhora que se encontrava à minha frente para pagar na caixa, uma senhora com bastante peso a mais, diria que teria aproximadamente 30 quilos a mais, levava uma quantidade enorme garrafinhas de água que alegadamente ajuda a controlar o apetite (na minha opinião nada mais do que qualquer outra água apenas com um pouco mais de fibra que podemos facilmente obter através de uma simples maça) e a operadora de caixa uma senhora também com bastante peso a mais disse para a cliente "É para ficar em forma para o verão..." ao que a outra senhora responder afirmativamente foi apenas isto que ouvi antes de o meu telemóvel começar a tocar, enquanto falava ao telefone reparei que a mesma senhora levava também peixe e alguns legumes o que me fez ficar "contente" porque, pensei eu, ela sabia que só com a água não se consegue perder peso é preciso fazer mais alguma coisa, a sair do super mercado qual não é o meu espanta repara que essa mesma senhora, sim a que afirmou que queria ficar em forma ou perder peso estava parada numa mesinha a comer um bolo, com bastante apetite por sinal, são bons concordo plenamente, mas pergunto não queria ela perder peso? não saberá que os bolos não será o melhor para a ajudar? Eu penso que todos sabemos isso bem como evitar os fritos e todas as comidas super calóricas comer em intervalos regulares, várias vezes ao dia comer mais fibra e beber muita água (min 2litros/dia).
    A crise, é verdade a crise de mentalidade, não é melhor tomar apenas aqueles comprimidos ou aquelas cápsulas ou drogas legais ou ilegais mas sem ter trabalho...
    Perca peso e ganhe saúde não perca peso e acabe com o resto (desculpem a sinceridade), temos de melhorar e muito a nossa alimentação beber água e fazer exercício...
    PARABÉNS a todos os que estão motivados e não vivem nesta crise, parabéns a todos determinados que já perderam peso ou que já conseguiram se aproximar da meta pretendida e parabéns a todos vós que não inventam desculpas para se desculparem si próprios que não conseguem perder peso mas que a culpa não é vossa, de facto existem casos mais difíceis mas nenhum sem solução, é preciso ajuda eu cá estou...
    Desculpem a sinceridade mas se tocou está mensagem é porque de facto está a falhar em algo e mais grave é que sabe disso e sabe o que está fazendo mal... não julgo ninguém por desistir ou fazer batota mas se isso acontece é porque os motivos pelos quais pretender atingir determinados objectivos ainda não são fortes o suficiente e não de nada por garantido nunca mesmo depois de já ter perdido algum peso.

    Cumprimentos

    Alonguei me um pouco, desculpem

    ResponderEliminar
  10. Afinal não sou só eu que me sinto como peixe na água com as palavras...eh ehe eh
    Quanto ao baile sem música...acho que podemos tudo...nada está fora de questão à partida. Baile sem música a mim em principio nao me agradaria...porque sendo a música o conjunto de sons, o baile seria a junçao de energias conjugadas para compor ritmos corporais de acordo com um som...som=música

    Mas nós podemos o que quisermos. E tudo depende do gosto pessoal.
    Mas eu nao dispenso a música, especialmente tendo em conta que falavamos dela como metáfora da felicidade :)

    E por falar em dança, lembrei-me do Fernando!!!
    Experimentem um bom tango...como dançá-lo sem uma boa música e um bom acompanhante??? como?
    Tudo na vida será uma dança, por vezes conturbada, outras vezes, deslizante e escorreita. Tudo na vida é uma dança, uma influencia de sons, caminhos, opinioes, forças, etc...
    Como passar pela vida(dança) sem conhecer a felicidade (música)?
    é possível, mas não acho justo.

    Quanto à minha dança, continuo a querê-la com muita música...é apenas por ela que cá ando. E nada neste mundo merece que eu me esqueça disso...todos os dias me lembro que há uma musica pra ouvir...dia sem musica, nao é dia.

    A felicidade é tudo o que poderemos querer...E eu quero-a pra todos nós...e partilho a minha felicidade todos os dias com quem me rodeiam.
    Nunca prescindirei desta felicidade/música...

    Não prescindam da vossa.

    beijinhussss

    ResponderEliminar
  11. Há algum tempo que tenho andado a pensar em partilhar convosco um pensamento meu...
    Mas antes de falar sobre ele gostava de responder a uma questão colocada num comentário acima. Desculpem a minha mania de arranjar resposta pra tudo :) mas sempre me dei o direito de dizer o que penso a todos, sem medos. Neste caso, diria que a questão colocada nos leva a questionar se o esforço dispendido com a busca de Bem-Estar implica um esquecimento ou preteriçao da felicidade.
    Não Creio!!!!!
    Basta simplesmente que tudo seja feito com motivação...até se tornar um hábito. O bem-estar do corpo foi pensado pela natureza de forma a encaminhar o ser humano para o estado de extase.
    Senão vejamos: coloquem numa coluna tudo o que uma pessoa saudavel pode fazer. Esta tarefa será morosa. Porque no fundo, uma pessoa saudavel tudo pode fazer. Na coluna ao lado, coloquem apenas aquilo que pode uma pessoa não saudavel ou menos saudavel fazer...e vão notar que 50% das tarefas lhe estao vedadas. Uma pessoa com problemas no coraçao nao pode ver um jogo de futebol. especialmente a parte dos penaltis...eh he ehh eheee Como seria agora no Euro?? eh eh Mas agora a sério? sabiam que os médicos das urgências nos dias de jogos de futebol têm mais trabalho? nao é brincadeira. É ponto assente!!! QUem tiver médicos na família sabe isso.

    Acho que o Bem-Estar é o estado natural do ser humano portanto nao pode implicar a felicidade. Se neste momento mais de 50% nao estão no estado natural não significa que nao sejam felizes, mas tb nao significa que se procurarem o bem-estar vão ficar sem essa felicidade.
    Acho que todos podemos ser felizes à nossa maneira...e quem é realmente feliz, quer cá ficar por muitos e muitos anos. Quem é realmente feliz, sabe que nao prescinde de chegar à velhice, se ser avô e avó, de poder acompanhar os netos em tudo, mesmo que implique caminhadas, andar de bicicleta e outras brincadeiras energicas. Quem é feliz sabe que viver tudinho até à ultima gota implica manter o corpo com saude. Porque só com ele poderemos chegar àqueles anos longinquos e calmos da vida.
    Podemos ser felizes de qualquer maneira, depende dos gostos...mas nao podemos viver muito com um corpo qualquer.

    O corpo é a unica coisa que mantemos ao longo da vida. Podemos trocar de casa, carro, nome, perder os filhos, ganhar novos pais, etc...
    Mas o corpo, por mais que o alteremos, é o único que nos perseguirá até ao fim...E depende muito de nós levar esse fim pra daqui a muitos anos...Quanto a mim, pra daqui a muitas décadas.

    Já dizia a minha avó...quem anda à chuva molha-se.

    Beijinhus

    ResponderEliminar
  12. Mas quanto ao que tinha pensado dizer...Algum de vós disse algo...que ficou pendente na minha cabeça, mas sinceramente já nao lembro o quê.
    ou talvez lembre. Era neste sentido: pensamos demasiado no corpo e esquecemos o resto.
    Como é óbvio nao concordo. Quer dizer, concordo que isso acontece com algumas pessoas. Mas nao concordo que seja uma consequencia necessaria da preocupação com o corpo, o desleixo com a nossa alma.
    E depois lembrei-me que todos nós sabemos que que um jogador de futebol tem inumeros cuidados, sao mesmos obrigados a tê-los...cuidados rigorosos com o corpo.
    E nós pensamos que eles jogam bem apenas pela condiçao fisica que têm. Apenas vencem porque treinam muito. Realmente, sem treino, sem imenso trabalho eles nao chegam a lado nenhum. É imprescindivel...mas nao é tudo!
    Agora pensem nisto: sabiam que o Scolari dedica muitas horas do tempo que passa com a Selecção, a falar com os jogadores. Não é uma simples conversa. Ele incentiva-os, ele gera ambições, lembra os jogadores que têm todas as razoes do mundo pra jogar com todas as forças...ele mobilizou um país para dar aos jogadores mais motivos para eles jogarem bem. Ele dei aos jogadores uma nação orgulhosa e feliz...
    No fundo, o que o Scolari fez foi arranjar o maior motivo do mundo para uma Selecção. Eles podiam jogar bem pela mulher, pelos filhos, mas os filhos vão gostar do pai independemente dos golos que o pai marque.

    Quanto ao país é diferente...se eles nao jogarem bem, nós começamos a dizer que eles nao se preocupam em jogar porque recebem bem na mesma.

    Scolari deu aos jogadores o maior e melhor motivo que poderia haver...foi esse motivo que aliado à sua boa forma fisica, que nos deu o SEGUNDO LUGAR no EURO 2004.

    Portanto, isto corrobora tudo o que o LC disse.
    Se nao conseguimos, é porque o nosso motivo nao era suficientemente forte...

    Geram motivos fortes e atinjam as vossas vitórias.

    Eu sei que ninguém se importava de ter o Scolari em casa a falar pra nós...mas nao temos o Scolari, temos que arranjar, portanto talvez...um Luís Figo eh eh...ou um Beckham (eu dispensava)...

    Mas temos coisas mais importantes. Os nossos filhos (eu ainda tenho que os arranjar...eh eh).
    São o melhor da vida e por eles vamos até ao fim do mundo...será que vamos mesmo? Claro que sim...entao cuidem-se fisica e mentalmente para que possam passar toda a vossa vida ao lado deles.

    Beijinhus

    ResponderEliminar
  13. frases soltas, numa tarde de sábado, com um sol tristonho e um vento bem geladinho, mas a companhia era do melhor.....

    - As mulheres são seres humanos fantásticos... Bea 10 anos
    - Os homens não prestam, maltratam as mulheres, fazendo delas suas criadas...... Diana 10 anos
    - Porque è que as mulheres gordas são mais felizes que as magras?
    Vanda 35 anos
    - Ou não são?? Locas
    Sonhos no futuro, partilhados por Bea e Diana:
    - Não às diferenças profissionais entre homens e mulheres ( Bea )
    - Não aos casais separados ( Diana )
    - Não aos maus tratos ( Diana )
    - Não às depilações ( Diana )
    - Não às mulheres gordas ( Bea )
    porque, desde cedo elas não se importam com a dieta, e um dia mais tarde, não vão gostar da sua imagem ao espelho, e aí começa a luta pelo peso ideal....
    - Será tentação pela comida?(Locas)
    Diz Bea:
    - Assim como os homens bebem para esquecer, as mulheres tem tendência a comer para solicionar os seus problemas...
    - Eu gostava de mudar o mundo, principalmente mudar para melhor o relacionamento entre o casal para evitar que após alguns anos de casados, com filhos, se divorciem, pois podem prejudicar bastante o bem estar dos filhos.... ( Diana )
    - E aqui pode ser a origem do peso a mais.... ( Bea ) , pois as mulheres não se sentem bem, e comem, comem, e por vezes o desespero leva as mulheres às chamadas dietas loucas... ( Bea )
    - Será este o caminho certo?(Locas)
    - Enquanto crianças, uns kilos a mais, até não fazem grande diferença, somos todos amigos, todos iguais.... ( Bea )
    - No 1º ciclo, continuamos amigos, e o peso não parece afectar o nosso relacionamento... ( Bea )
    - Mas chegada a adolescência, o aspecto físico começa a ter relevo e aparecem os primeiros desgostos com aqueles "pneus" indesejados....(Bea )
    - Como evitar que estes jovens se tornem adultos obesos? ( Locas )
    - Cabe a cada um de nós ajudá-los a crescer bem, motivando-os para um estilo de vida saudável, e proporcionar-lhes um ambiente de felicidade, com muita alegria, e muita garra pela vida... ( Locas )
    - Diana e Bea: é tão bom estar aqui contigo!!!!! vamos lanchar?

    Beijinhos e um abraço bem apertadinho para todos....

    ResponderEliminar
  14. E eu que passei o dia da Criança sem nenhuma criança por perto :(

    Fantástico!!! Obrigada por partilhar...

    É incrivel como se preocupam com a felicidade dos casais...ouvindo isto dá medo casar...medo de ter filhos e de faze-los sofrer!
    Mas tudo correrá bem.

    Quanto às preocupações com a alimentação, pareceu-me uma conversa muito madura...Parace até que têm mais consciência que muitos adultos!
    Estive numa creche recentemente e a educadora explicou-me tudo o que fzem lá...fiquei fascinada com o facto de eles tratarem o tema da obesidade e do ambiente (reciclagem, aguás, energias, etc).

    Fiquei muito optimista quanto à nova geração!!! E preparem-se todos porque se nao aprenderem sozinhos agora, os vossos filhos e netos vão ensinar-vos.

    Beijinhuus e muito muito muito obrigada por partilhar isso connosco. Eu pessoalmente ADOREI.

    Beijinhho especial para si :)

    ResponderEliminar
  15. Fantástico Ilda, óptimo texto, e é óptimo falar em especial com as crianças sobre o grande problema que são os maus hábitos alimentares e a obesidade.

    Partilho do mesmo optimismo em relação à nova geração, penso que ela será a solução para o novo mundo, com uma nova ideologia com outros princípios e preocupações.

    Beijinho para a Bea uma menina da nova geração :P
    Feliz dia da criança (1 dia atrasado) para todos(as) vós.

    Beijo

    obrigado pelos comentários Ilda e Inês e já sabem este espaço é de todos nós por isso passe de deixe a sua opinião...

    ResponderEliminar

Sobre nós . . . . Treinadores de Bem Estar

Somos Treinadores de Bem-Estar, e este é o nosso espaço online onde deixamos alguma informação para que todos os que procuram bem estar possam encontrar aqui informação necessária e também aconselhamento, para isso basta clicar na imagem abaixo ou mandar nos um email.


Porquê, e qual o nosso papel na sociedade?

Porque a Vida e a Felicidade fazem um par muito desejado, não se esqueça que com uma alimentação saudável pode:

* controlar o seu peso;
* estimular as suas capacidades mentais;
* ajudar a manter a sua boa disposição;
* manter a visão, a pele, os cabelos e as unhas saudáveis;
* contribuir para reduzir o risco de doenças, nomeadamente a nível do sistema cardiovascular;
* contribuir para prolongar a sua felicidade por mais anos!

Seja a curto ou a longo prazo, todas as escolhas que faz ao longo do dia, sobre o que come, como prepara esses alimentos ou a quantidade que ingere, vão ser determinantes para o seu bem-estar.

E a realidade é que todos queremos sentir-nos bem!

Pretende o nosso aconselhamento, fale connosco


royal.clube@hotmail.com

ANSIOSO POR BEM-ESTAR

INICIE UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL E ACTIVO

Perder peso, emagrecer, obesidade, retenção de líquidos, diabetes, colesterol, exercício, actividade física, aumento de massa magra, nutrição, calorias, celulite, seja qual o tema...

... aconselhe-se junto dos nossos Treinadores Pessoais de Bem Estar.

royal.clube@hotmail.com