sábado, 17 de maio de 2008

Parar de Fumar: comece hoje!

Nos últimos anos, as claras evidências que comprovam os efeitos altamente nocivos do tabagismo na saúde, têm resultado, entre outros aspectos, na divulgação de campanhas de sensibilização para o abandono definitivo do acto de fumar. Mesmo assim, a tendência para o aumento desta epidemia não pára de crescer, pelo que nunca será de mais relembrar alguns dos dados concretos que colocam o tabagismo como o principal factor de risco modificável tanto para a angina de peito, como para o enfarte agudo de miocárdio.

De facto, é possível identificar, entre gases e partículas, mais de 4000 compostos libertados na combustão de um cigarro. Destes, existem três especialmente perigosos: a nicotina, principal responsável pela hipertensão, taquicardia, irritabilidade e dependência; os alcatrões, potentes agentes cancerígenos; e o monóxido de carbono, que se liga à hemoglobina, reduzindo a sua capacidade transportadora de oxigénio aos tecidos e aumentando a insuficiência de vários órgãos e do sistema arterial.

Como se os malefícios a que os fumadores activos estão sujeitos não bastassem, sabemos hoje que os componentes que o tabaco liberta para a atmosfera (processo designado por “corrente secundária”) têm ainda maior concentração de produtos tóxicos que a “corrente principal”, inalada pelo fumador. Por estas razões e no sentido de proteger os cidadãos residentes em Portugal da exposição involuntária ao fumo do tabaco, o Governo Português aprovou recentemente uma nova legislação (que entra em vigor a 1 de Janeiro de 2008) que limita ou impede o acto de fumar em locais de atendimento público e de trabalho, restaurantes e estabelecimentos hoteleiros, entre outros.

No sentido de despertar os leitores para deixarem de fumar e/ou ajudarem os amigos fumadores a fazê-lo, terminamos com alguns factos que têm tanto de frieza como de verdade…

Razões de saúde, económicas e sociais para deixar de fumar

  • Fumar 10 cigarros por dia aumenta a mortalidade em 18% nos homens e 31% nas mulheres;
  • O acto de fumar resulta numa redução da expectativa de vida entre 5 e 8 anos;
  • O tabaco é a causa directa de cerca de 20% dos enfartes;
  • Os fumadores têm o dobro da prevalência de cancro e de angina de peito que os não fumadores;
  • As mulheres fumadoras que tomam anticoncepcionais orais apresentam um risco de sofrerem enfarte de miocárdio 10 vezes superior às mulheres não fumadoras com o mesmo método anticoncepcional;
  • As mulheres que fumaram e continuam a fazê-lo depois da menopausa têm uma maior descalcificação óssea e mais de 50% de probabilidade de sofrer fracturas comparativamente com as mulheres não fumadoras;
  • Um em cada três fumadores tem bronquite crónica;
  • Os trabalhadores que fumam mais de 20 cigarros por dia têm três vezes mais baixas laborais que os que não fumam;
  • Um fumador passivo que permaneça cerca de uma hora num ambiente com elevada concentração de fumo, terá inalado substâncias químicas equivalentes ao fumo de 3 cigarros;
  • A Organização Mundial da Saúde calcula que morrem anualmente 4 milhões de pessoas directamente por causa do tabaco. Prevê-se que este número suba para 10 milhões no ano 2025.
O que acontece quando se deixa de fumar?
  • Após 6 horas, o batimento cardíaco e a pressão arterial iniciam uma descida, embora possam levar algumas semanas a atingir valores normais;
  • Após 12 horas, denota-se alguma melhoria na função pulmonar e diminuem as possíveis faltas de ar;
  • Após 2 dias, o cheiro e o paladar ficam mais apurados;
  • Entre 2 e 12 semanas, a circulação sanguínea torna-se mais eficiente e as actividades físicas tornam-se mais fáceis;
  • Após 3 a 9 meses, diminuem os problemas respiratórios e a função pulmonar aumenta cerca de 10%;
  • Após 2 anos, o risco de ataque cardíaco é duas vezes inferior ao de um indivíduo fumador;
  • Após 5 anos, o risco de cancro de pulmão é duas vezes inferior ao de um indivíduo fumador e o risco de ataque cardíaco será igual ao de uma pessoa que nunca fumou.

2 comentários:

  1. Olá a todos...pois é, decidi hoje deixar o meu comentário porque infelizmente mesmo quem nao fuma é quotidianamente afectado pelo vício que os outros têm de fumar.
    E a minha consternaçao com isto deve-se ao acontecido hoje (e em muitos outros dias e locais): logo de manhanzinha, fui a pé para a faculdade, estava um dia lindoe, com algumas nuvens ameaçadoras, mas lindo...Nada melhor que uma boa caminhada para iniciar bem um dia de trabalho e arrebitar o corpo antes de ir sentar-me horas e horas a fio a escrever, ler e ouvir.
    E depois da minha bela caminhada de quase 20 minutos queria entrar na Faculdade de Medicina e deparei-me com um grupo de senhoras reunidas em circulo bem junto à porta da dita faculdade. Disse bom dia e sem reparar bem nelas passei no meio do grupo para poder entrar na faculdade. Aliás, era impossível nao passar pelo meio delas, dada as suas posiçoes estratégicas junto à porta, de um lado e de outro.
    Assim que comecei a tossir devido ao fumo que ali circulava, ao cheiro horrivel e à nuvem de toxinas, percebi que estavam reunidas a fumar porque é proibido fumar la dentro. Nunca tinha entrado na faculdade com este grupo à porta, por isso nunca tinha reparado que era para isso que se reuniam ali.
    Ou seja, logo de manhã, fui obrigada a sofrer um banho de fumo e de tudo o que de mau lhe está associado porque, como agora é proibido fumar dentro dos estabelecimentos fechados, as pessoas vêm para a frente (mesmo em cima da porta onde todos passam) do mesmo, mostrar o sem numero de trabalhadores que fumam, e já que nao nos fazem sofrer com o fumo dentro, fazem-nos conviver com ele cá fora, antes de entrarmos.
    Nas empresas é a mesma coisa, e nisso eu ja tinha reparado. E o empregador tem que assistir aos seus fumadores à porta da empresa a dar as boas vindas aos colaboradores, fornecedores e clientes. E paga-lhes por esses minutos de bel-prazer.
    Isto faz-me pensar que realmente somos um país pouco empreendedor, por isso é que quando estamos no papel de trabalhador subordinado, nao pensamos no nosso empregador e em tudo o que ele perde connosco, com a pouca produtividade nossa. Só pensamos no bom que lhes damos. E o mau? E com tudo isto, empresas fecham as portas...cada vez mais.
    Acho que temos que dar um pouco mais de nós mesmos. Reconheço, contudo, que há maus empregadores e mas devemos querer ser bons trabalhadores para que possamos ser um dia bons patrões.

    ResponderEliminar
  2. olá a todos!!!
    A propósito de um comentário de há duas semanas sobre a forma como a saúde influencia a nossa condiçao física e aspecto, ou melhor a nossa imagem e como esta imagem é o ponto de partida para bons empregos, entre inumeras outras coisas, venho dizer-vos que o tema vai ser dabatido na TV, CANAL 2, no programa sociedade civil de Fernanda Freitas, com o titulo :"BOA IMAGEM, BONS EMPREGOS".
    Como vêem o tema anda a ser muito debatido e pensado, porque já se trata praticamente de um dado adquirido. Não sao meras suposições.

    Beijinhus

    ResponderEliminar

Sobre nós . . . . Treinadores de Bem Estar

Somos Treinadores de Bem-Estar, e este é o nosso espaço online onde deixamos alguma informação para que todos os que procuram bem estar possam encontrar aqui informação necessária e também aconselhamento, para isso basta clicar na imagem abaixo ou mandar nos um email.


Porquê, e qual o nosso papel na sociedade?

Porque a Vida e a Felicidade fazem um par muito desejado, não se esqueça que com uma alimentação saudável pode:

* controlar o seu peso;
* estimular as suas capacidades mentais;
* ajudar a manter a sua boa disposição;
* manter a visão, a pele, os cabelos e as unhas saudáveis;
* contribuir para reduzir o risco de doenças, nomeadamente a nível do sistema cardiovascular;
* contribuir para prolongar a sua felicidade por mais anos!

Seja a curto ou a longo prazo, todas as escolhas que faz ao longo do dia, sobre o que come, como prepara esses alimentos ou a quantidade que ingere, vão ser determinantes para o seu bem-estar.

E a realidade é que todos queremos sentir-nos bem!

Pretende o nosso aconselhamento, fale connosco


royal.clube@hotmail.com

ANSIOSO POR BEM-ESTAR

INICIE UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL E ACTIVO

Perder peso, emagrecer, obesidade, retenção de líquidos, diabetes, colesterol, exercício, actividade física, aumento de massa magra, nutrição, calorias, celulite, seja qual o tema...

... aconselhe-se junto dos nossos Treinadores Pessoais de Bem Estar.

royal.clube@hotmail.com