
"Crie o seu manual de receitas de soja. Comece pelos pratos que já conhece e inspire-se mais tarde em livros e ideias recolhidas em restaurantes vegetarianos, tornando-se um mestre de cozinha com soja.
Sabia que começar por incluir a soja em uma ou duas das suas refeições semanais é uma óptima iniciativa para promover a saúde da sua família e para que todos fiquem “despertos” para explorar novos sabores? E que a adopção deste alimento não é um acto meramente vegetariano ou fundamentalista, sendo até habitual a sua combinação com carne em algumas refeições?
A frequência com que se fala da soja e dos benefícios que esta leguminosa confere à nossa saúde é hoje maior do que em qualquer outra altura da nossa vida. E não é razão para menos. De facto, várias evidências sugerem que uma ingestão moderada deste alimento reduz a hipercolesterolemia e em algumas mulheres parece amenizar os sintomas da menopausa. Pode também aumentar a densidade mineral óssea e proporcionar um efeito protector relativamente aos cancros da mama, endométrio, cólon e próstata, embora estes efeitos ainda não sejam certos.
Contudo, introduzir novos alimentos na nossa rotina nem sempre é tarefa fácil de realizar… Ou porque esses alimentos têm tantas formas diferentes de serem confeccionados que até resultam em sensação de desconhecimento total, ou porque receamos desgostar do desconhecido, ou porque reservar tempo extra para explorar novos pratos e receitas não é nossa prioridade, ou até porque os restaurantes que mais frequentamos (ainda) não reformularam os seus menus…!
Assim e na tentativa de superar estas barreiras, porque não começar por destinar 3-4 momentos mensais para explorar novos sabores e técnicas culinárias? Um primeiro passo com receitas e ingredientes simples, um segundo com os mesmos ingredientes e receitas mais elaboradas e quem sabe um terceiro passo com múltiplas combinações de paladares, cores e aromas!? Deixamos então algumas sugestões!

A CONSIDERAR
• Experimente substituir o queijo e fiambre por tofu fumado com uma rodela de tomate e orégãos, na elaboração de algumas das suas sandes. Obterá um pequeno snack com elevada riqueza nutricional e com um sabor muito peculiar.
• Coza a Edamame ou “soja fresca” (já comercializada em versão congelada sem vagem) e utilize-a como acompanhamento das suas refeições principais ou até como aperitivo, aproveitando as suas propriedades sem ingerir um elevado valor calórico.
• Inove as suas refeições com tofu! O nome “Risoto de Vegetais com Tofu e Cogumelos” é-lhe sugestivo?! Faça então um refogado rápido com um pouco de azeite, alho e cogumelos. Corte depois o tofu em quadrados pequenos e tempere-os com sumo de limão. Junte numa travessa os cogumelos, o sumo de limão, o tofu e algumas nozes torradas. Acompanhe depois esta receita com risoto de vegetais.
• Substitua a carne pelo tempeh na confecção de feijoadas e de outros pratos que a utilizam como ingrediente. Se não quiser fazer uma mudança tão radical, poderá optar por adicionar pequenas porções de carne apenas para conferir algum gosto à refeição.
• Substitua as suas sobremesas mais calóricas por batido de soja com fruta. Experimente por exemplo descascar uma ou duas papaias, cortá-las aos pedaços e reparti-las por 2 taças. De seguida, junte os iogurtes de soja batidos, adicione um pouco de chocolate em pó, leve ao frigorífico... e delicie-se!
• Utilize o miso não só para condimentar (ou confeccionar!) sopa, legumes e verduras estufados e caldeiradas, mas também para fazer pão! Para esta última sugestão, comece por amassar a farinha de trigo integral e adicione-lhe 2 a 3 colheres de sopa de miso, misturando-o uniformemente com a farinha. Deixe levedar durante 1 a 2 horas, volte a amassar e coloque numa forma de pão em inox. Finalmente, coloque a forma dentro de uma panela com tampa e alguma água e deixe cozer a vapor durante 1 hora. Ficará delicioso! Experimente ainda provar este pão com manteiga de amendoim! "
Fonte Rituais
Eu uso soja no meu quotidiano já há uns 3 anos e confesso que cada vez uso produtos mais diversos, que tenham como base este alimento.
ResponderEliminarNa verdade, a maioria das pessoas acha que a soja ainda é de acesso dificl e cara, mas é um mito. A soja ja se encontra em todos os supermercados, mesmo de pequena dimensão, e nas mais variadas formas.
Neste momento uso leite de soja, iogurte de soja, manteiga de soja, oleo de soja, feijao de soja, graos de soja frescos, rebentos de soja enlatados ou frescos, molho de soja e granulado de soja grosso e fino, graops de soja tostados e suplemento vitaminico e de proteinas de soja.
A soja foi a melhor coisa que eu descobri em termos alimentares ultimamente...A ideia geral é que só os vegetarianos usam soja. Mas a verdade é que é um ingrediente normalíssimo e mais rico que o habitual porque é o unico que substitui integralmente a carne por possuir os 9 amino-acidos essenciais. Supera a carne no sentido em que permite que ingeramos o essencial ao nosso organismo (os 9 amino-acidos), sem termos que ingerir simultaneamente aquilo que é prejudicial ao mesmo. Ou seja, atraves da soja conseguimos o bom, evitando o mau, que normalmente é o colesterol. Claro está que nao precisamos passar a usar tudo o que é feito de soja...mas vao experimentando pouco a pouco e vao ver que vao sentir as mesmas melhorias que eu!!! Musculos rijos e menos gordura acumulada à volta da cintura e nas ancas. A soja dá-nos energia pura e pra quem nao gosta de cozinhar mas quer experimentar o prazer de fortalecer ou aumentar a massa muscular sugiro que experimentem o suplemento de proteina de soja.
A soja é o melhor que podem cozinhar para os vossos filhos, diminuam a carne...especialmente de porco e vaca, e enchidos, que vêm com imenso sal
Bons cozinhados :) Vão adorar o sabor...