quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Troque as voltas à ceia de Natal

Em plena época de mesa farta, como sobreviver à tentação sem prescindir do prazer de saborear bons momentos? Sirva-se de pequenas quantidades e seja a pessoa que se alimenta mais devagar.

PARA MUITOS, O NATAL representa uma excepção à regra no âmbito das dietas alimentares. Mas nem todas as pessoas convivem bem com a ideia de comer em excesso. Há que saber encontrar um ponto de equilíbrio. Um Natal com mais sabor e menos calorias só depende de si.

Entradas: preparar o apetite

Começando a refeição com a entrada certa, irá acalmar o apetite, preenchendo o estômago de forma inofensiva e deixando menos espaço para as sobremesas. Comece por saborear uma sopa de legumes. A sopa é sempre uma boa alternativa, já que é um alimento rico em água e em fibras que promovem uma boa digestão dos nutrientes. Simultaneamente, proporciona uma sensação de saciedade, acalmando o apetite. Evite os purés de feijão ou de grão, preferindo caldos de legumes.

Bebidas: beber com moderação

As bebidas alcoólicas acrescentam muitas calorias a uma refeição. Por isso, nada de abusos. Em plena época de festa, tem todo o direito de beber um ou dois copos de vinho. Mas evite os excessos e procure saborear bem cada momento. E se tiver sede, beba água mineral.

Bacalhau: o rei da festa

O bacalhau é um alimento saudável, rico em proteínas e pobre em gordura. Só se lhe juntar natas ou maionese é que irá consumir calorias em excesso. Evite o bacalhau demasiado salgado e prefira bacalhau cozido. Utilize sempre azeite, rico em ácidos gordos monoinsaturados, benéficos para a saúde cardiovascular. Prefira azeite nacional virgem extra, com acidez inferior a 1%. Servindo o bacalhau com vegetais cozidos, poderá ingerir fibras, clorofila e vitaminas do complexo B e C. Ricas em fibra e praticamente isentas de calorias, as couves permitem uma maior sensação de saciedade, atrasando a absorção de açúcares.

Sobremesas: fruta, nunca é demais

No Natal, a fruta é muito utilizada para decorar a mesa. Aproveite o facto da fruta estar à mão e dê preferência às frutas frescas da estação ou mesmo a frutas exóticas. Assim, poderá relegar as sobremesas mais calóricas para segundo plano ou mesmo para fora das refeições.

E se não consegue resistir aos doces, opte por apenas um ou dois doces de colher. Sirva-se de pequenas quantidades e seja a pessoa que se alimenta mais devagar. Deste modo, irá até saborear o seu doce melhor do que todos os outros.

Fritos: saboreie o lado mais saudável

O Natal não seria o Natal sem sonhos, filhoses, azevias ou rabanadas. Mas, frequentemente, as receitas abusam da quantidade de gordura, açúcar e ovos. Em nome de um Natal mais saudável, siga estas dicas: Para as frituras, use óleo de amendoim de origem vegetal, pois aguenta muito bem as altas temperaturas. Sempre que possível, substitua o grão e batata doce pela abóbora. Reduza para metade a quantidade de açúcar sugerida nas receitas, substituindo a metade restante por adoçantes, como por exemplo a frutose. Este adoçante é 100% natural, possuindo cerca do dobro do poder adoçante do açúcar. Deste modo, metade da quantidade bastará para tornar a receita doce ao paladar. Em vez de polvilhar sobremesas com açúcar, utilize geleia de milho para conferir brilho. Substitua farinhas refinadas por produtos integrais. Evite o leite gordo e dê preferência ao leite meio gordo ou ao "leite" de soja.

Frutos secos: calóricos mas nutritivos

Mais de 50% de composição dos frutos secos é gordura. Mas trata-se da chamada "gordura boa", ou seja, óleos vegetais monoinsaturados que favorecem a redução do colesterol e ajudam a combater as doenças de coração. Mas não deixam de ser alimentos muito calóricos (cerca de 600 calorias/100 gramas), pelo que se devem consumir com moderação.

Frutas cristalizadas: um alimento a evitar

As frutas cristalizadas são bastante calóricas. Sempre que possível, prefira fruta fresca cujo valor calórico é bastante reduzido, sendo uma boa fonte de fibras, vitaminas e minerais.

Para finalizar, tenha sempre em conta que as papilas gustativas encontram-se na boca e não no estômago. Por isso, procure desfrutar ao máximo das subtilezas do paladar e concentre-se na textura e no aroma dos alimentos. Além de evitar a ingestão rápida e automática de calorias, irá desfrutar mais intensamente destes doces momentos de prazer.

4 comentários:

  1. Por falar em ceia de Natal, to ansiosa pra nossa ceia e festa de Natal...e nao precindo da Bea, da Jo e da Il, portanto confirmem a vossa presença, tá?

    Vamos ter umja ceia deliciosa, quentinha e muito carinhosa.

    Mais do que distribuidores somos uma grande família :)

    beijocas

    ResponderEliminar
  2. Aí está mais um Natal a chegar... e com ele a alimentação menos saudável!!! Embora a tradição são as batatinhas, o bacalhau, os legumes tudo bem cozidinho, tudo muito saudável, que logo logo é ameaçado pela parte preferida de todos nós... os DOCES!!!! Poque ninguém dispensa o bolo rei, o pão de ló, as rabanadas (esta é para Locas que adora rabanadas eheheheh)por aí fora à originalidade de cada um, até porque na minha casa não existe Natal sem bombocas... Mas Natal é só uma vez por ano... ups também temos a entrada no novo ano, mas consideremos já parte do outro ano...para não fazer tão mal eheheh

    Quero aproveitar para agradecer à Ines e ao LC pelos comentários.
    Desejo e todos os leitores e principalmente aos dois (Inês e LC) um Santo Natal e um próspero ano novo acompanhados sempre da boa nutrição e bem estar(Herbalife), que 2009 traga mais do dobro das coisas boas que tiveram em 2008...

    Beijokas

    ResponderEliminar
  3. Olá VP, bem vinda a este nosso espaço, é sempre com muito gosto que recebemos os teus comentários ;)

    Natal, natal, que bom que é natal...
    Claro que também é uma delicia que o natal nos dê a oportunidade de comer tanta coisinha boa(mas má), sabe tão bem, o positivo é que dia 26 e 27 já voltou tudo ao normal e já voltamos a emanar bem-estar por todos os poros :D é um espetáculo....
    Ando a sonhar com os sonhos que a minha mãe fez no ano passado, sonhos de abobora, estavam uma delicia, este ano também têm de haver, e de certo eles não vão faltar no nosso jantar de Natal...
    Tanta surpresa que este Jantar nos vai trazer hehehe.

    VP espero que o Natal posso trazer tudo de bom, mas que não seja apenas temporário que o Natal traga aquilo que é mais importante que ele traga, amor, união, interajuda, felicidade, e muita esperança que aquilo que mais desejamos, mesmo que não seja entregue este natal, vai chegar até nós, e nós vamos estar por aqui quando o que mais desejamos chegar...
    Desejos de um Natal muito feliz, com muitos presentes e algumas prendinhas e que neste novo ano, neste novinho 2009, o bem-estar também te possa acompanhar :p a ti e a todos aqueles de quem mais gostas...
    Beijinho

    LC

    ResponderEliminar
  4. Ui, muito obrigada VP ;) é um prazer merecer a tua atençao e palavras!!!

    Ficas desde já convidada para a minha festa de aniversário, dia 1 de janeiro :D

    Beijocas

    ResponderEliminar

Sobre nós . . . . Treinadores de Bem Estar

Somos Treinadores de Bem-Estar, e este é o nosso espaço online onde deixamos alguma informação para que todos os que procuram bem estar possam encontrar aqui informação necessária e também aconselhamento, para isso basta clicar na imagem abaixo ou mandar nos um email.


Porquê, e qual o nosso papel na sociedade?

Porque a Vida e a Felicidade fazem um par muito desejado, não se esqueça que com uma alimentação saudável pode:

* controlar o seu peso;
* estimular as suas capacidades mentais;
* ajudar a manter a sua boa disposição;
* manter a visão, a pele, os cabelos e as unhas saudáveis;
* contribuir para reduzir o risco de doenças, nomeadamente a nível do sistema cardiovascular;
* contribuir para prolongar a sua felicidade por mais anos!

Seja a curto ou a longo prazo, todas as escolhas que faz ao longo do dia, sobre o que come, como prepara esses alimentos ou a quantidade que ingere, vão ser determinantes para o seu bem-estar.

E a realidade é que todos queremos sentir-nos bem!

Pretende o nosso aconselhamento, fale connosco


royal.clube@hotmail.com

ANSIOSO POR BEM-ESTAR

INICIE UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL E ACTIVO

Perder peso, emagrecer, obesidade, retenção de líquidos, diabetes, colesterol, exercício, actividade física, aumento de massa magra, nutrição, calorias, celulite, seja qual o tema...

... aconselhe-se junto dos nossos Treinadores Pessoais de Bem Estar.

royal.clube@hotmail.com