segunda-feira, 28 de abril de 2008

Cozinhar com Soja

Obrigado pela inspiração...

"Crie o seu manual de receitas de soja. Comece pelos pratos que já conhece e inspire-se mais tarde em livros e ideias recolhidas em restaurantes vegetarianos, tornando-se um mestre de cozinha com soja.


Sabia que começar por incluir a soja em uma ou duas das suas refeições semanais é uma óptima iniciativa para promover a saúde da sua família e para que todos fiquem “despertos” para explorar novos sabores? E que a adopção deste alimento não é um acto meramente vegetariano ou fundamentalista, sendo até habitual a sua combinação com carne em algumas refeições?

A frequência com que se fala da soja e dos benefícios que esta leguminosa confere à nossa saúde é hoje maior do que em qualquer outra altura da nossa vida. E não é razão para menos. De facto, várias evidências sugerem que uma ingestão moderada deste alimento reduz a hipercolesterolemia e em algumas mulheres parece amenizar os sintomas da menopausa. Pode também aumentar a densidade mineral óssea e proporcionar um efeito protector relativamente aos cancros da mama, endométrio, cólon e próstata, embora estes efeitos ainda não sejam certos.
Contudo, introduzir novos alimentos na nossa rotina nem sempre é tarefa fácil de realizar… Ou porque esses alimentos têm tantas formas diferentes de serem confeccionados que até resultam em sensação de desconhecimento total, ou porque receamos desgostar do desconhecido, ou porque reservar tempo extra para explorar novos pratos e receitas não é nossa prioridade, ou até porque os restaurantes que mais frequentamos (ainda) não reformularam os seus menus…!

Assim e na tentativa de superar estas barreiras, porque não começar por destinar 3-4 momentos mensais para explorar novos sabores e técnicas culinárias? Um primeiro passo com receitas e ingredientes simples, um segundo com os mesmos ingredientes e receitas mais elaboradas e quem sabe um terceiro passo com múltiplas combinações de paladares, cores e aromas!? Deixamos então algumas sugestões!


A CONSIDERAR
• Experimente substituir o queijo e fiambre por tofu fumado com uma rodela de tomate e orégãos, na elaboração de algumas das suas sandes. Obterá um pequeno snack com elevada riqueza nutricional e com um sabor muito peculiar.

• Coza a Edamame ou “soja fresca” (já comercializada em versão congelada sem vagem) e utilize-a como acompanhamento das suas refeições principais ou até como aperitivo, aproveitando as suas propriedades sem ingerir um elevado valor calórico.

• Inove as suas refeições com tofu! O nome “Risoto de Vegetais com Tofu e Cogumelos” é-lhe sugestivo?! Faça então um refogado rápido com um pouco de azeite, alho e cogumelos. Corte depois o tofu em quadrados pequenos e tempere-os com sumo de limão. Junte numa travessa os cogumelos, o sumo de limão, o tofu e algumas nozes torradas. Acompanhe depois esta receita com risoto de vegetais.

• Substitua a carne pelo tempeh na confecção de feijoadas e de outros pratos que a utilizam como ingrediente. Se não quiser fazer uma mudança tão radical, poderá optar por adicionar pequenas porções de carne apenas para conferir algum gosto à refeição.

• Substitua as suas sobremesas mais calóricas por batido de soja com fruta. Experimente por exemplo descascar uma ou duas papaias, cortá-las aos pedaços e reparti-las por 2 taças. De seguida, junte os iogurtes de soja batidos, adicione um pouco de chocolate em pó, leve ao frigorífico... e delicie-se!

• Utilize o miso não só para condimentar (ou confeccionar!) sopa, legumes e verduras estufados e caldeiradas, mas também para fazer pão! Para esta última sugestão, comece por amassar a farinha de trigo integral e adicione-lhe 2 a 3 colheres de sopa de miso, misturando-o uniformemente com a farinha. Deixe levedar durante 1 a 2 horas, volte a amassar e coloque numa forma de pão em inox. Finalmente, coloque a forma dentro de uma panela com tampa e alguma água e deixe cozer a vapor durante 1 hora. Ficará delicioso! Experimente ainda provar este pão com manteiga de amendoim! "

Fonte Rituais

Fica a sugestão e o desafio . . .

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Coma Saudável S.F.F.

Os hábitos alimentares têm vindo a mudar. E nem sempre para melhor.
As refeições deixaram de ser um momento de pausa e de lazer para se transformarem num habito breve entre uma correria e outra.
Mesmo os jantares, que poderiam permitir maior tranquilidade, vêem-se poluidos pelo ruido da televisão, resumindo-se muitas vezes a pratos descongelados no micro-ondas, instantaneamente preparados e instantaneamente consumidos. Meia dúzia de garfadas.....e já está.
Todos os estudos confirmam que Portugal se afasta cada vez mais da dieta mediterrânica, com um consumo exagerado de produtos de origem animal, muito superior aos de origem vegetal.
Outro flagelo é o facto de, por cá, se insistir no pequeno almoço fora de portas, ou seja, no café ou pastelaria. O temível galão ( não há como o café misturado com leite para criar problemas de estômago ) e o inevitável queque ( cerca de 400 calorias de uma assentada só ) continuam a assombrar as manhãs de muitos Portugueses.

"Diz-me o que comes, dir-te-ei quem és e como vais de saúde"
"Nós somos aquilo que comemos"


Estas frases não são publicitárias. Grande parte das doenças actualmente mais difundidas tem uma relação directa com a alimentação ( das cardiovasculares ao cancro ).


As desculpas para nos alimentarmos mal, são mais que muitas, e a falta de tempo é uma delas. Por isso mesmo, para que tenha uma alimentação equilibrada, saborosa e rápida de preparar, ShapeWorks da Herbalife é um batido de proteína com todos os ingredientes necessários ao nosso organismo, que além de ser extremamente rápido de preparar, é super saboroso, faz bem á nossa saúde, e nutre o nosso organismo de todas as vitaminas, proteinas, hidratos de carbono e minerais necessárias.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Emagrecer para ganhar saúde, não para a perder!

"Sendo este um espaço de opinião própria permite-me, enquanto nutricionista, divulgar informações e conceitos que entendo poderem contribuir para uma maior formação do público na área da alimentação/nutrição.


Já como cidadã, a quem foi dado o privilégio de ter um espaço público de intervenção, tenho a obrigação e a imposição moral de como tal exercer o meus deveres para abrir "mentes" e activar reacções.

Vem isto a propósito de uma consulta que dei há cerca de três semanas e que me pôs completamente fora de mim. E não é a primeira nem a décima vez que isto acontece.

Ao solicitar análises à paciente que tinha na minha presença, verifiquei que havia vários parâmetros analíticos relacionados com a função renal, tiroideia e hepática com valores absurdos. Como a paciente tinha já mostrado os exames à sua médica de família (que, como eu, ficou estupefacta), perguntei-lhe o que se tinha passado para órgãos tão diferentes estarem simultaneamente e tão bruscamente afectados. Não sabia, mas tinha já feito várias ecografias em nada conclusivas e só tinha realizado análises porque dera entrada nas urgências do hospital devido a uma grave crise de hipertensão, nunca antes anunciada ou manifestada.

A certa altura diz "... e o pior é que engordei 14 kg desde Junho". Junho deste ano, ou seja, em três meses e meio! Perguntei incrédula. Como é isso possível? O que mudou na sua vida desde então para ter este aumento tão brusco de peso? Nada, retorquiu, continuo a comer o mesmo. Insisti que não era possível, nem que fizesse muito exercício e parasse abruptamente. Algo teria que ter mudado, e muito. Nessa altura, abriu o jogo e confessou que poucos meses antes desse episódio tinha iniciado um tratamento para emagrecer numa clínica (da qual não referiu o nome), tendo-o interrompido depois de dar entrada no hospital. Ou seja, apesar de ter noção de que teria sido o dito tratamento a provocar-lhe todas as alterações orgânicas sentia vergonha de o admitir. E é o que acontece geralmente a quem procura essas soluções "milagrosas", sabendo de antemão que poderá vir a sofrer graves consequências.

Situações como esta continuam a acontecer diariamente perante a impunidade total dos seus causadores que enriquecem alegre e rapidamente à custa da (falta de) saúde do próximo.

Todos sabemos como é difícil perder peso, sobretudo quando se gosta muito de comer. Todos sabemos da luta interior de quem gostaria de perder peso mas também gosta muito de comer. Todos sabemos do negócio escandaloso que singra à custa do desespero de quem tem excesso de peso. O que muita gente não sabe são as terríveis consequências de alguns tratamentos prescritos por "reputados" médicos ou clínicas que se intitulam especialistas sem que para isso tenham a respectiva especialidade. Usam e abusam da prescrição de medicamentos e, o mais grave, é que os efeitos secundários que daí advêm geralmente não lhes dizem respeito. Disse-me, a propósito, uma pessoa que tendo sofrido problemas graves de saúde com o "tratamento" de um desses "especialistas", lhe telefonou a dizer que tinha sido internada de urgência por causa da medicação excessiva e desajustada a que tinha sido sujeita. Resposta: "quando a mediquei foi para lhe fazer bem...". Sei que houve entrada de um processo na Ordem dos Médicos, mas não sei como acabou esta história. Uma entre muitas outras.

É ilícito e imoral enriquecer à custa da necessidade das pessoas e de uma das poucas coisas que o dinheiro não compra: a saúde! "

Paula Veloso Nutricionista

Sobre nós . . . . Treinadores de Bem Estar

Somos Treinadores de Bem-Estar, e este é o nosso espaço online onde deixamos alguma informação para que todos os que procuram bem estar possam encontrar aqui informação necessária e também aconselhamento, para isso basta clicar na imagem abaixo ou mandar nos um email.


Porquê, e qual o nosso papel na sociedade?

Porque a Vida e a Felicidade fazem um par muito desejado, não se esqueça que com uma alimentação saudável pode:

* controlar o seu peso;
* estimular as suas capacidades mentais;
* ajudar a manter a sua boa disposição;
* manter a visão, a pele, os cabelos e as unhas saudáveis;
* contribuir para reduzir o risco de doenças, nomeadamente a nível do sistema cardiovascular;
* contribuir para prolongar a sua felicidade por mais anos!

Seja a curto ou a longo prazo, todas as escolhas que faz ao longo do dia, sobre o que come, como prepara esses alimentos ou a quantidade que ingere, vão ser determinantes para o seu bem-estar.

E a realidade é que todos queremos sentir-nos bem!

Pretende o nosso aconselhamento, fale connosco


royal.clube@hotmail.com

ANSIOSO POR BEM-ESTAR

INICIE UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL E ACTIVO

Perder peso, emagrecer, obesidade, retenção de líquidos, diabetes, colesterol, exercício, actividade física, aumento de massa magra, nutrição, calorias, celulite, seja qual o tema...

... aconselhe-se junto dos nossos Treinadores Pessoais de Bem Estar.

royal.clube@hotmail.com