quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Uma espécie de desabafo

Temos tanto a ganhar melhorando o nosso bem estar, é realmente impressionante. A cada semana tenho conhecimento de mais resultados fresquinhos de pessoas das mais diversas idades e classes sociais, que mudando um pouquinho os seus hábitos alimentares e de estilo de vida, aumentam os níveis de saúde de vitalidade e energia, sentem-se melhor e com mais bem-estar.
Todos procuramos estar melhor amanhã do que estivemos ontem, e para que isso realmente aconteça por vezes só temos mudar alguns hábitos que temos e as vezes até sabemos o que mudar, ou pelo menos o que está errado. Informação acaba por não nos faltar, só neste blogue se lerem todos os textos que temos desde o seu inicio encontramos aqui muita informação útil que uma vez posta em pratica pode melhorar significativamente o bem estar de cada um de vós.
Se a metermos em prática, obviamente este é um passo importante.
Agarrando no caso de uma figura publica, a ex-miss Portugal Ana Maria Lucas sofreu recentemente um AVC, ficou algum tempo sem falar e sem andar, agora felizmente já recuperou...
Claro está que ter um AVC não é uma brincadeira, não é como uma febre que vem e vai e passa, é grave a situação, felizmente bastantes "vitimas" conseguem recuperar muito bem, mas infelizmente também muitas ficam incapacitadas e dependentes de outros para o resto da vida.
Vitimas dentro de aspas, porque uma grande percentagem da população sabe que se continuar a fazer o que faz, é apenas uma questão de tempo até que o AVC chegue, uma vez que sabem que não se alimentam correctamente que isso não é saudável e mesmo assim não mudam!!!
Deixam de ser vitimas... Vou conduzir a 200km/h numa estrada local e tenho um acidente não sou vitima, e sei que a essa velocidade a probabilidade de não ter um acidente é que é minúscula, vitima é alguém que eu acabe por atingir no decorrer desse acidente, que não tem culpa alguma de eu ir aquela velocidade.
Obviamente fumar também é uma excelente ajuda para melhorar o nosso bem-estar e manter os níveis de saúde. Ana Maria Lucas fumava em média 3 a 4 maços por dia, se depois disto continuar a fumar, o seu amor próprio não deve estar muito elevado. É preciso ter um susto grave para abrir os olhos? Se não tem a certeza que realmente faz mal, não vale a pena experimentar, eu poupo lhe esse trabalho, FAZ MAL, MUITO MAL, como diz a embalagem, FUMAR MATA... Não é mentira, o que vem no rótulo tem de vir na embalagem. Já quando um a embalagem diz que aquele produto é bom para algo "o povo desconfia".
Faça uma auto analise e pense 1 minuto que seja sobre o que come e sobre o que não come, sobre o seu peso e sobre os valores que aparecem nas analises.
Vamos corrigir esses hábitos alimentares???
Regressando ao caso de Ana Maria Lucas, copio estes dois excertos da noticia que saiu no correio da manha, "Para já, a família está empenhada em preservar a sua tranquilidade e prepará-la para os próximos tempos. A ex-Miss terá de continuar a fazer sessões de fisioterapia diárias e mudar alguns hábitos, como deixar de fumar.", "Para Luísa Castel-Branco, o apoio familiar "é o mais importante" para a sua recuperação. "Não há nada do que ter passado por isto para saber o que é fundamental. Além do apoio da família, a Ana está em boas mãos médicas. Tenho grandes expectativas da recuperação", diz a jornalista.".
Não queiram passar por isso, não é preciso passar pela situação para saber que o melhor é mesmo prevenir.
Não tenho tempo?
Depois do problema aparecer, ai já tem de haver tempo, verdade?

Não esperem pelo final deste ano para dizer que para o ano é que vai ser.....

Tenham um dia fantástico...

LC

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Fazer uma alimentação equilibrada numa economia em desequilíbrio

Neste período de incerteza financeira, em que estamos todos um pouco mais atentos a quanto gastamos com a alimentação, por vezes podemos ficar com a sensação de que é praticamente impossível seguir uma alimentação equilibrada com um orçamento apertado. Não há dúvida que os alimentos mais baratos (como alimentos à base de amido, açúcares e gorduras) são também os menos nutritivos, quando comparados com os mais dispendiosos, como a fruta, legumes e os alimentos que contêm fontes saudáveis de proteína.

Mas comer bem e poupar dinheiro podem andar “lado a lado”.

Para o ajudar, aqui ficam algumas dicas dos especialistas em nutrição da Herbalife:

· Seja vegetariano uma vez por semana. Combinar cereais (como o arroz ou o milho) com feijões, ervilhas secas ou lentilhas, é uma forma pouco dispendiosa de incluir proteínas de boa qualidade na sua dieta alimentar.

· Use temperos para apurar o sabor das usas refeições, por exemplo, lentilhas com caril e arroz integral ou sopa de feijão preto picante com pão de milho ou tortilhas de milho. Termine a refeição com uma salada ou fruta da época, e assim terá feito uma refeição nutritiva, sem gastar muito por pessoa.

· Evite a “comida de plástico”. Um batido, substituto de refeição enriquecido com proteína, como a Mistura para Bebida Nutricional, Formula 1 da Herbalife, misturado na liquidificadora com leite (ou leite de soja) e fruta fresca ou cozida, pode fornecer, por menos dinheiro, uma nutrição mais equilibrada do que as alternativas de “comida de plástico” – Sendo simultaneamente uma refeição prática e com um bom valor nutricional.

· Congele os alimentos. As frutas e os legumes congelados mantêm o mesmo valor nutricional dos frescos – na verdade, em algumas situações, o congelamento pode preservar mais nutrientes, devido ao processamento rápido dos alimentos após a colheita. Compre nos mercados tradicionais, escolha alimentos da época e congele-os.

· Os acompanhamentos e legumes temperados, que são pré-preparados e congelados, são também mais dispendiosos. É melhor para si (e mais barato), comprar legumes simples e temperá-los você mesmo.

· As refeições congeladas são práticas, mas podem não sair baratas. E, muitas vezes estas refeições não são completas, a menos que as acompanhe com uma salada, legumes ou fruta, o que vai aumentar o custo total da refeição. Em vez disso, cozinhe as suas refeições para a semana, como sopas, estufados ou pratos de massa, e congele-as em doses individuais para levar para os seus almoços, durante a semana de trabalho.

Não deixe que uma carteira apertada o leve a “alargar a cintura”. Com um pouco de planeamento, pode controlar o seu orçamento e comer bem ao mesmo tempo.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

2009 Metas

Bem-vindos a este novo ano, bem-vindos a 2009, mais uma vez passou por nós esta altura fantástica do ano em que se celebra as prendinhas do pai natal e mais uma passagem de ano, ou será que não é bem isso? Mas também não é este o motivo que me leva a escrever este texto para vós, é sim o facto de neste período de várias celebrações o nosso corpo é que paga, pois não existe boa festa que não tenha comida e que esta não se ingira em quantidades um pouco excessivas e para a festa ser festa rija, esta também deve conter um pouco de álcool, que também é usualmente consumido de forma excessiva, e ao que parece excesso de comida e álcool causa alguns excessos no nosso corpo, mas não é excesso de bem-estar, nem de vitalidade e nem de energia. O que acontece é que por norma nesta época quase todas as pessoas decidem que assim que as celebrações terminarem vão começar a controlar a sua alimentação e a optar por alimentos mais saudáveis de forma a melhorarem o bem-estar, e o plano é este, infelizmente assim continua como um plano porque em muito poucos casos as pessoas o põe em prática, ou não o põem em pratica tempo suficiente para que ele dê resultados.
Quando alguém decide mudar alguma coisa nos seus hábitos alimentares ou de estilo de vida, isso significa que de alguma forma essa pessoa já sentiu que alguma coisa não está bem, ou que podia estar melhor, e já sabe que o problema advém dos hábitos alimentares e de estilo de vida.

Como fazer um programa e conseguir cumprir-lo?
O programa tem de ser suficientemente “fácil” de fazer ou pelo menos que seja algo alcançável e os benefícios têm de ser tentadores. Se a meta for perder 10 quilos numa semana e o programa consiste em a pessoa só beber água durante este tempo, provavelmente o objectivo vai ser atingido mas vai ser muito difícil de a pessoa conseguir cumprir este programa louco, que obviamente não é nada aconselhável nem saudável, mas para algumas pessoas seria demasiado tentador porque sempre pensam em alcançar a meta o mais rápido possível, com o menor esforço possível. Agora se a meta for perder 10 quilos mas para isso basta a pessoa tomar um pequeno-almoço saudável e beber 2 litros de água por dia, em 1 ano a pessoa garantidamente consegue perder este peso e para alem disso ganha mais saúde, mais energia, vitalidade, agilidade mental e física e tem o sentimento permanente de bem-estar. Para muitas pessoas seria tentador, para outras a energia, vitalidade, agilidade mental e física não são lá muito importantes, o importante seria perder os 10 quilos o mais rápido possível, e este objectivo será sempre este ou muito parecido porque toda a vida vão ter sempre um objectivo semelhante, com mais ou menos quilos (normalmente com mais).
O que a minha experiência pessoal me mostra é que as pessoas que querem perder peso rapidamente têm 10 quilos ou mais para perder e já à alguns anos que querem perder esse peso rapidamente, porem nunca o conseguiram. E quando o conseguem rapidamente voltam a ganhar o peso que perderam ou mais.
O objectivo pode ser o mesmo a velocidade para o alcançar é que obrigatoriamente tem de ser mais lenta. “Mas eu tenho um casamento daqui a 1 mês e quero perder 20 quilos? Não tenho tempo, como faço?” Obviamente à mais de 1 mês que a pessoa sabia que tinha um casamento, logo à mais tempo que deveria estar preocupada com isso, mas mesmo que não soubesse que tinha um casamento, à mais tempo que ela sabia que tinha 20 quilos para perder, existisse ou não casamento. Não devemos querer perdemos peso só para parecer bem na fotografia, nem no fato, mas sim porque o que ganhamos é realmente recompensador.

Como defenir um programa?
A maior parte das pessoas apesar de ter algumas noções do que está errado na nossa dieta, não sabem bem como melhorar e muito menos sabem o quão mal certas coisas fazem, mesmo que assim não o pareça, mas na realidade fazem um mal tremendo aos seus corpos, e o pior é que quando confrontadas com essa informação, rejeitam na fazendo os seus próprios juízos de valor passando a ser especialistas na matéria, isto porque não apetece nada largar o pãozinho com manteiga que se come ao pequeno-almoço desde que se lembram. Obviamente a nossa opinião vale de muito pouco, o que conta são os factos e contra factos não há argumentos.

Para definir um programa é preciso falar com alguém que tenha noções básicas sobre alimentação e sobre como ter uma dieta equilibrada, e isto resume se aos nutrientes que ela fornece e não ao sabor que têm. Um programa saudável não tem necessariamente de ter muitas coisas que não gostamos ou muitas coisas com um sabor desagradável, apenas tem de ter outras coisas com um sabor delicioso...


A chave para melhorar o nosso bem estar:
Melhorar a alimentação (sendo que ela começa quando começamos a comer, ou seja o pequeno-almoço)
Fazer exercício físico
Beber pelo menos 2 litros de água

Simples, não é?

Como melhorar o pequeno-almoço?
Pergunte nos sobre isso....

Cumprimentos

LC

Sobre nós . . . . Treinadores de Bem Estar

Somos Treinadores de Bem-Estar, e este é o nosso espaço online onde deixamos alguma informação para que todos os que procuram bem estar possam encontrar aqui informação necessária e também aconselhamento, para isso basta clicar na imagem abaixo ou mandar nos um email.


Porquê, e qual o nosso papel na sociedade?

Porque a Vida e a Felicidade fazem um par muito desejado, não se esqueça que com uma alimentação saudável pode:

* controlar o seu peso;
* estimular as suas capacidades mentais;
* ajudar a manter a sua boa disposição;
* manter a visão, a pele, os cabelos e as unhas saudáveis;
* contribuir para reduzir o risco de doenças, nomeadamente a nível do sistema cardiovascular;
* contribuir para prolongar a sua felicidade por mais anos!

Seja a curto ou a longo prazo, todas as escolhas que faz ao longo do dia, sobre o que come, como prepara esses alimentos ou a quantidade que ingere, vão ser determinantes para o seu bem-estar.

E a realidade é que todos queremos sentir-nos bem!

Pretende o nosso aconselhamento, fale connosco


royal.clube@hotmail.com

ANSIOSO POR BEM-ESTAR

INICIE UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL E ACTIVO

Perder peso, emagrecer, obesidade, retenção de líquidos, diabetes, colesterol, exercício, actividade física, aumento de massa magra, nutrição, calorias, celulite, seja qual o tema...

... aconselhe-se junto dos nossos Treinadores Pessoais de Bem Estar.

royal.clube@hotmail.com