Porque a Vida e a Felicidade fazem um par muito desejado, não se esqueça que com uma alimentação saudável pode:
* controlar o seu peso;
* estimular as suas capacidades mentais;
* ajudar a manter a sua boa disposição;
* manter a visão, a pele, os cabelos e as unhas saudáveis;
* contribuir para reduzir o risco de doenças, nomeadamente a nível do sistema cardiovascular;
* contribuir para prolongar a sua felicidade por mais anos!
Como avaliar a qualidade de vida e o bem-estar?
A OMS, já em 1948, considerou que a saúde é um estado de bem-estar completo, tanto a nível físico, como mental e social, não apenas a mera ausência de doença. Esta sensação de bem-estar é o que todos procuramos, como se fosse a busca da felicidade.
Agora surge um problema: como é possível avaliar o bem-estar? Trata-se de um conceito bastante vago, que varia de pessoa para pessoa. Ao avaliar o nível de bem-estar, pretende-se conhecer quantos dias a pessoa se sentiu bem, fisicamente e/ou emocionalmente, de modo a conhecer e poder ajudar melhor as populações. Este é o método usado pelo Centro de Controlo de Doenças (CDC) do Instituto Nacional de Saúde (NIH) dos EUA.
Pense bem nos últimos dias: como se sentiu nos 30 dias que acabaram de passar?
No último estudo feito nos EUA, em 2003, os cidadãos americanos referiram terem estado “saudáveis e cheios de energia” durante apenas 19 dias do último mês, mas em 6 dias desse mesmo mês não se sentiram saudáveis (mentalmente ou fisicamente).
A alimentação é uma parte essencial da saúde, principalmente a nível preventivo. “Nós somos o que comemos”, dizia o saudoso Dr. Emílio Peres, eminente endocrinologista portuense e fundador da Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto. De facto, o que podemos fazer a nível da escolha dos alimentos, vai influenciar de maneira determinante como vamos passar muitos dos anos da
nossa vida.
Os efeitos da alimentação são normalmente visíveis a longo prazo e não a curto, mas não é por isso que podem ser descuradas, e deixadas "para amanhã".
Em algumas situações a alimentação influencia imediatamente o nosso bem-estar, como no caso das pessoas com intolerâncias alimentares, em que a ingestão de um dado alimento vai provocar mau-estar abdominal, enfartamento.
De qualquer maneira, seja a curto ou a longo prazo, todas as escolhas que faz ao longo do dia, sobre o que come, como prepara esses alimentos ou a quantidade que ingere, vão ser determinantes para o seu bem-estar.
E a realidade é que todos queremos sentir-nos bem!
Fale connosco . . .
Treinador de Bem-Estar
Luís Clemente


Boa tarde!!! Que optimo texto pra nos inspirar nestes primeiros dias mais quentes, que eu tanto ansiei que voltassem...
ResponderEliminarAi está o calor...e acho que este tempo pede comida saudável...
Claro que logo é o jogo de Portugal e há quem nao dispense uma cerveginha...aliás aqui em Coimbra o FINO está sempre em alta...vendem se litros e litros dele.
Eu dispenso (sou mais chique eh eh...prefiro um licor ;) ehe he...tou a brincar).
Além de comida saudável, este tempo pede cores, muitas cores, na roupa, nas unhas, nos acessórias e...nas saladas e sopas!
Não estou a fazer um comentário sério porque para mim a comida saudavel nao se discute, está tão presente no meu dia-a-dia que nao sei, nem imagino abdicar dela. O meu corpo e a minha mente agradecem :)
Portanto, sonho com o dia em que nao seja necessário abordar este tema sempre que o verão se aproxima, em todas as revistas e programas de tv.
Sonho com o dia em que todos achem ser uma banalidade falar de comida saudavel...em que todos achamos que falar do assunto é apenas retoque no tema...em que todos estão informados e em que todos sabem que os beneficios sao tantos que nao sabem viver doutro forma.
Aliás, nao ha outra forma de viver, há sim outras formas de passar pela vida.
E sei que esse dia está perto...sei que as nossas crianças apesar de sofrerem com os nossos erros, vao saber dar a volta por cima e alterar este ciclo informativo que tem o seu auge nos meses que antecedem a epoca sazonal.
A saude nao é um bem que se leva apenas para a Praia. Pensem nisso...
Eu levo-a pra todo o lado e em breve levá-la-ei para Barcelona :) eh eh...
Invistam em vós...somos a única coisa que temos!
Beijinhus a todos...
Tenho saudades da BEA...
Vai deixando o teu rasto por aqui, és-nos imprescindivel :)
Há uma semana, no programa SOCIEDADE CIVIL, da rtp2, falaram em como a alimentação pode ajudar os jovens nesta época de exames. Deixo aqui as dicas e acrecento que serve para jovens e para aqueles que querem ser mentalmente jovens :)
ResponderEliminarNutrição cerebral:
- nozes, amendoas, aveia, gérmen de trigo
- o nutricioniesta aconselhou que se substituisse uam refeição por dia por uma papa de aveia.
- cafeína é um neuro-estimulante, contudo, pode impedir uma boa noite de sono e o sono é essencial ao bem-estar cerebral (8 HORAS DE SONO SAO INDISPENSAVEIS)
- OMEGA 3: MUITO IMPORTANTE disse o nutricionista, este nutriente é essencialíssimo ao desempenho cerebral.
- fazer 3 refeiçoes, sendo que a sopa deve ser integrada obrigatoriamente. O jantar deve ser ligeiro - muito importante!
Pequeno-almoço deve ser com os cereais que falamos em cima: aveia, etc e nao com os chamados "cereais" que vêm cheios de açucar e sal e sao tudo menos cereais- Atençao a isso!
- por fim, mas nao menos importante, apareceu uma senhora a dizer que obviamente os jovens dificilmente vão cozinhar peixe e sopa, e comer nozes, etc... Portanto para que se alimentem de forma a estimular o cerebro é indispensável SUPLEMENTAÇÃO, com o devido acompanhamento.
Desejo muito boa sorte a todos nos vossos exames! Beijinhus
AH, eu tb preciso de sorte pros meus ;) eh eh
Conselho muito bom Inês, mas eu quando como nozes quase sempre fico com aftas, e daquelas mesmo más... Alguma sugestão?
ResponderEliminarOi Henrique!!! Que bom ver-te por aqui :) eu lembro-me do teu sofrimento com aftas...eh eh
ResponderEliminarEu dantes também tinha aftas regularmente...lembro-me perfeitamente da última que tive porque andava a fazer hidratações, logo tinha que falar e custava-me imenso quando a afta tocava nos dentes.
Acordei com ela e deite-me com ela, mas antes de deitar coloquei gel suavizante de aloé (um dos nossos produtos).
E resultou...até hoje nem vê-las. eh eh
Claro que o gel suzvizante nao tem um sabor propriamente delicioso (especialmente pra pessoas qeu adoram chocolate, como é o meu caso), mas pior que isso é passar um ou dois dias a sofrer com a afta e a nao conseguir falar razoavelmente (sendo que cada há profissões que exigem que passemos o tempo praticamente todo a falar).
Aqui fica a minha sugestão ;)
O gel tem 200ml e como sabes serve para inumeras outras coisas que tenham a ver com alterações na pele: alergias, queimaduras, picadas de insectos, feridas, borbulhas, herpes, etc.
Como cicatrizante, o aloé ajuda imenso a pele a recuperar;) Tu sabes, né?
beijinhus...
escreve mais vezes ;)
Olá
ResponderEliminarCá estou, mais uma vez, sim parece que finalmente alguém me "agarrou" e eu estou mesmo muito feliz, e queria partilhar este segredo convosco, porque sei que vai ficar bem guardado, e quero agradecer à
Bea que me escreveu e dedicou um versinho lindo, já muito conhecido mas que eu gosto sempre de relembrar:
-Estou chateada!
Contei à lua um segredo, ela contou às estrelas, aos cometas, e até ao vento. Já vistes? Agora todo o Céu sabe que eu te adoro!!!
Fantástico, mais palavras para quê?
Continuo a defender que é preciso
saber o que queremos e como seremos felizes, mas não é fácil...
Atrevam-se a lutar para chegar à meta, mesmo a caminhar lentamente, cada dia que passa já é uma vitória
:):)
Melguinhas, amigos para sempre....
Beijos, a BIG SMILE